Perguntas Frequentes sobre Canais

Este é o FAQ sobre canais do Telegram.
Voltar ao FAQ principal »

P: O que é um canal?

Canais são uma ferramenta para transmissão pública de mensagens para grandes audiências. Na verdade, canais podem ter um número ilimitado de membros. Quando você posta em um canal, a mensagem é assinada com o nome do canal e não o seu. Você pode apontar administradores adicionais para te ajudar a gerenciar o canal. As postagens apagadas serão apagadas para todos, não apenas você. Novos membros podem ver todo o histórico de mensagens do canal assim que eles entrarem.

Se você quiser um exemplo, entre em nosso canal oficial do Telegram para ser notificado sobre nossas atualizações.

Para criar um canal:
iPhone: Inicie uma nova mensagem (toque no ícone no canto superior direito em Chats) e então em ‘Novo Canal’.
Android: Toque no círculo com o ícone de um lápis e então em ‘Novo Canal’.
Windows Phone: Toque no botão ‘+’ na barra inferior e então em ‘Novo Canal’.

P: Qual a diferença entre canais públicos e privados?

Canais públicos possuem um nome de usuário. Qualquer um pode encontrá-los na busca do Telegram e entrar. Canais privados são para sociedades fechadas - você precisa ser adicionado pelo criador ou obter um link de convite para entrar.

Note que os canais privados com links disponíveis publicamente serão tratados da mesma forma que canais públicos, em questão de disputas de conteúdo.

P: O que os administradores podem fazer?

O criador de um canal pode transmitir mensagens, apagar qualquer mensagem, adicionar membros (somente os primeiros 200), apagar membros, alterar o nome do canal, imagem de perfil e link, assim como apagar o canal totalmente. O criador também pode adicionar e remover administradores para ajudar a gerenciar o canal.

Administradores possuem direitos limitados: eles podem transmitir mensagens, remover suas próprias mensagens e remover qualquer membro.

P: O que acontece se eu apagar uma mensagem?

Assim como em supergrupos, se uma mensagem é apagada de um canal, ela desaparecerá para todos os membros.

P: Como eu posso adicionar pessoas ao meu canal?

Como criador do canal, você pode convidar as primeiras 200 pessoas do seu canal. Se for um canal público, terá um nome de usuário e um link t.me (por exemplo: t.me/telegram) - você pode postar esse link em suas redes sociais, publicar em revistas, ou uma tatuagem nas costas. Se você possui um canal privado, você pode enviar seu link de convite para amigos.

Por favor, não envie links (ou outras mensagens não solicitadas) à estranhos. Se eles reportarem sua conta como spam, você pode ser banido de contatar outras pessoas, mesmo com boas intenções.

P: O que significa o ícone do olho?

Cada postagem em um canal possui um contador de visualizações. Visualizações por mensagens encaminhadas também são incluídas no contador total. Dessa forma você pode ver facilmente o quanto ela foi espalhada. Note que esses números são aproximados — visualizações de uma pessoa podem ser contadas mais de uma vez.

P: Como eu sei quem postou a mensagem?

Por padrão, as mensagens postadas no canal não possuem uma assinatura de quem a postou, aparecendo apenas o nome e foto do seu canal. Caso você necessite saber quem postou cada uma das mensagens, pode habilitar a assinatura de mensagens para cada postagem.

Para habilitar a assinatura de mensagens:
iPhone: Abra o canal e toque em ‘Canal’ (canto superior direito). Então, toque em ‘Editar’ e habilite a opção ‘Assinar Mensagens’.
Android: Abra o canal, toque na foto de perfil e então em ‘⠇’ (canto superior direito). Então, toque em ‘Editar’ e habilite a opção ‘Assinar Mensagens’.
Windows Phone: Abra o canal, toque na foto de perfil e então em ‘…’ (canto superior direito). Então, toque em ‘Editar’ e habilite a opção ‘Assinar Mensagens’.

Note que a assinatura de mensagens aparecerá para todos os membros. Não será possível, entretanto, que os membros entrem em contato com quem postou a mensagem.

P: Há alguma opção de feedback?

No momento não, desculpe. Talvez nós adicionaremos algumas coisas para ajudar nesse sentido no futuro.