A Evolução do Telegram


Evolução das Mensagens

Nesta página, compilamos uma Breve História do Telegram. Acabou ficando “imensa” em vez de “breve” – mas isso é o que você tem quando nunca, nunca mesmo atualiza o app com uma descrição do tipo 'correção de bugs e melhorias menores'.

A (Não Tão) Breve História do Telegram

Por algum motivo, começamos a escrever isso de trás para a frente – desde a última atualização até o verão primordial de 2013. E então era tarde demais para mudar a ordem porque o rapaz que compilou o post disse que entraria em greve de fome se tentássemos alterar.

Então, se você for fã de cronologia, por favor, pule para o final e role para cima a partir de lá. Esta página é atualizada toda vez que um novo post chega ao blog do Telegram.

2021


Fevereiro de 2021

Autoexcluir, Widgets e Links de Convite Que Expiram

O Telegram tem mensagens autodestrutivas desde 2013 nos Chats Secretos, mas esta atualização adicionou um timer de autodestruição em qualquer chat para apagar mensagens em 24 horas ou 7 dias após o envio.

Dois estilos personalizáveis de widgets para a tela inicial tornaram-se disponíveis para o Android e o iOS, dando aos usuários a opção de mostrar prévias de mensagens recentes na tela inicial ou criar atalhos para chats.

Os links de convite para grupos e canais foram aprimorados possibilitando a criação de links adicionais com duração limitada ou número de usos – eles também podem ser convertidos em códigos QR.

Os Grupos de Transmissão foram apresentados, permitindo que comunidades grandes tenham membros ilimitados. Apenas admins podem enviar mensagens nos Grupos de Transmissão, mas todos ainda podem ler e entrar em chats de voz.

Autoexcluir, Widgets e Links de Convite Que Expiram

No Telegram desde 23 de fevereiro de 2021:


Janeiro de 2021

Movendo o Histórico de Conversa de Outros Apps

Mais de 100 milhões de novos usuários entraram para o Telegram dentro de um mês, trazendo os amigos e familiares com eles. Depois da atualização de janeiro, se tornou possível trazer também o histórico de mensagens antigas de outros apps. Os usuários agora podem importar mensagens e mídias de outros apps, como WhatsApp, Line e KakaoTalk.

Além de apagar mensagens para ambos os lados sem deixar rastros (2019), os históricos de chamadas e grupos que os usuários criaram também podem ser apagados para todos os participantes a qualquer momento. Enquanto as mensagens em chats secretos já desapareciam para ambos os lados desde 2013, esta atualização tornou possível remover Chats Secretos inteiros da lista de conversas de ambos os participantes.

Os Chats de Voz receberam duas melhorias: os usuários podem ver os chats de voz ativos dos seus grupos no topo da tela do Histórico de Chamadas, e ganharam a possibilidade de ajustar o volume de participantes individuais dentro do chat.

Esta atualização também melhorou o player de áudio, a acessibilidade, e adicionou a possibilidade de denunciar fakes, grupos e canais que se passam por pessoas famosas ou organizações.

Movendo o Histórico de Conversa de Outros Apps

No Telegram desde 28 de janeiro de 2021:


2020


Dezembro de 2020

Chats de Voz do Jeito Certo

Encerramos o ano adicionando uma nova dimensão aos grupos com os Chats de Voz – conferências de áudio contínuas que acontecem em paralelo com a comunicação existente baseada em texto e mídia no grupo. Os Chats de Voz adicionam uma camada ao vivo de conversas ao grupo e podem ser usadas como escritórios virtuais ou espaços de conversas informais para qualquer comunidade.

Os usuários no Android ganharam a opção de usar o cartão SD para armazenar os dados do Telegram. Os usuários no iOS receberam compatibilidade com o recurso da Siri de Anunciar Mensagens. O iOS e o Android agora estão quites quando o assunto se trata de editar fotos e outras mídias oferecendo oportunidades iguais de desenhar bigodes nas fotos.

Nós lançamos uma plataforma pública para sugerir recursos e nos informar sobre problemas em bugs.telegram.org.

O Pavel Durov também apresentou uma estratégia para tornar o Telegram sustentável para as próximas décadas.

Voice Chats Done Right

No Telegram desde 23 de dezembro de 2020:

Específico para o iOS:


Outubro de 2020

Mensagens Fixadas 2.0, Melhorias na Localização em Tempo Real, Playlists e Mais

As Mensagens Fixadas foram melhoradas, permitindo várias mensagens fixadas em todos os chats, incluindo chats privados.

Alertas de Distância foram adicionados às localizações em tempo real, dando aos usuários a opção de receber uma notificação quando outro usuário que compartilha o local se aproxima. Os ícones do mapa também foram atualizados para mostrar a direção para a qual o usuário está olhando.

As playlists e suporte para álbuns foram adicionados para arquivos – o envio de várias faixas de áudio cria uma lista de reprodução, enquanto o envio de vários arquivos cria um álbum.

Estatísticas para Canais foram expandidos para incluir métricas detalhadas sobre alcance e engajamento para postagens individuais em um canal.

Mensagens Fixadas 2.0, Localização em Tempo Real Melhorada, Playlists e Mais

No Telegram desde 30 de outubro de 2020:

Específico para o Android:


Setembro de 2020

Filtros de Busca, Admins Anônimos, Comentários nos Canais e Mais

A Busca Global recebeu novos filtros: digitar o nome de um chat ou período de tempo adiciona filtros por data e origem e as abas de mídia no topo da tela filtram os resultados por tipo, como Arquivos ou Links.

A opção de Admins Anônimos foi adicionada aos grupos. Quando ativada, o nome do admin é ocultado da lista de membros do grupo e as mensagens dele são assinadas com o nome do grupo, similar aos posts em canais.

Os comentários foram adicionados aos Canais com um grupo de conversa vinculado. Os inscritos irão ver um botão de comentário abaixo de cada post e poderão compartilhar opiniões. Para experimentar os comentários em canais, visite @durov.

Filtros de Busca, Admins Anônimos, Comentários nos Canais e Mais

No Telegram desde 30 de setembro de 2020:

Para Android:


Agosto de 2020

Chamadas de Vídeo e Sete Anos de Telegram

Em celebração ao aniversário de 7 anos do Telegram e o status de um dos top 10 apps, a primeira versão das Chamadas de Vídeos foi lançada para as plataformas mobile e desktop do Telegram.

Todas as chamadas de vídeo são protegidas com criptografia de ponta a ponta e suporte ao modo flutuante picture-in-picture, para que os usuários possam usar a busca e enviar mensagens sem desligar a chamada.

Chamadas de Vídeo e Sete Anos de Telegram

No Telegram desde 14 de agosto de 2020:


Julho de 2020

Vídeos de Perfil, Arquivos de 2 GB, Melhorias nas Pessoas Próximas e Mais

Os usuários ganharam a possibilidade de adicionar movimento aos perfis com os Vídeos de Perfil. A tela de Pessoas Próximas foi melhorada para ficar ainda mais fácil de encontrar amigos na sua comunidade local.

Para os usuários que recebem uma quantidade notável de mensagens de não contatos, uma opção foi adicionada para arquivar e silenciar novos chats automaticamente de pessoas que não estão na lista de contatos.

A atualização também conta com uma série de recursos aprimorados: o tamanho de upload para mídias e arquivos foi aumentado para 2 GB (antes: 1.5 GB), estatísticas detalhadas ficaram disponíveis para grupos grandes e os ícones padrão usados na lista de chats para fotos, vídeos e links foram substituídos por miniaturas menores da mídia enviada.

Vídeos de Perfil, Arquivos de 2 GB, Estatísticas para Grupos, Melhoras nas Pessoas Próximas e Mais

No Telegram desde 26 de julho de 2020:

Específico para o Android:

  • Corte e Gire vídeos (no iOS desde desde tempos imemoriais)

Telegram Desktop:


Junho de 2020

Editor de Vídeos, Fotos Animadas, GIFs Melhores e Mais

O editor de fotos foi transformado em um editor de mídias universal – adicionando a possibilidade de editar e aumentar a qualidade de vídeos, adicionar stickers animados em qualquer mídia, e aumentar o zoom ao desenhar ou decorar (só alguns exemplos).

O painel de GIFs foi melhorado, adicionando seções baseadas em emojis e uma aba de Populares para as expressões mais relevantes e populares. Para tornar ainda mais fácil de buscar e navegar entre os GIFs, o tempo de carregamento foi aprimorado fortemente.

Editor de Vídeos, Fotos Animadas, GIFs Melhores e Mais

No Telegram desde 4 de junho de 2020:

Específico para Android:


Abril de 2020, Segunda Atualização

400 Milhões de Usuários, 20.000 stickers, Quizzes 2.0 e €400 Mil para Criadores de Testes Educacionais

Para celebrar os 400 milhões de usuários ativos, o painel de stickers foi atualizado, permitindo aos usuários percorrer e buscar entre milhares de stickers populares de artistas profissionais.

Os Quizzes para Enquetes apresentados em janeiro de 2020 receberam novas ferramentas voltadas para testes educacionais, incluindo explicações e uma animação de timer. Com a necessidade de ferramentas de aprendizagem online em um novo pico, um concurso de €400 mil foi anunciado para ajudar a construir uma plataforma para testes educacionais no Telegram.

400 Milhões de Usuários Ativos

No Telegram desde 24 de abril de 2020:

Específico para o Android:

Específico para o MacOS:


Abril de 2020, Primeira Atualização

Notícias sobre o Coronavírus e Canais Verificados

Enquanto o mundo entrava em lockdown devido à pandemia de COVID-19, Ministérios de Saúde começaram a criar canais no Telegram para manter os seus cidadãos informados sobre as últimas atualizações. Para ajudar a facilitar a divulgação de informações precisas, o processo de verificação de canais foi simplificado com o novo @VerifyBot e um diretório foi criado para ajudar os usuários a encontrar fontes oficiais de notícias sobre o coronavírus para seus países.

Notícias sobre o Coronavírus e Canais Verificados

No Telegram desde 3 de abril de 2020:


Março de 2020

Pastas de Chat, Arquivo, Estatísticas para Canais e Muito Mais

Partindo dos Chats Arquivados de 2019, as Pastas de Chat foram adicionadas para permitir que os usuários filtrem suas listas de chat por categorias personalizadas. Você pode fixar chats ilimitados nas pastas, e sincronizar em todos os dispositivos na conta para manter tudo organizado.

As Estatísticas para Canais também foram introduzidas, dando aos canais com mais de 1.000 inscritos análises e gráficos para acompanhar o desempenho das publicações e o crescimento geral.

Pastas de Chat, Arquivo, Estatísticas para Canais e Muito Mais

No Telegram desde março de 2020:


Fevereiro de 2020

Novos Perfis, Visualizador de Mídia Rápido e Pessoas Próximas 2.0

Esta atualização com tema de Dia dos Namorados tornou mais fácil fazer amigos e ver mídias. Os Perfis foram redesenhados com acesso instantâneo às Mídias Compartilhadas e os usuários ganharam a opção de navegar entre fotos e vídeos ao simplesmente tocar neles.
A tela de Pessoas Próximas foi atualizada para que os usuários pudessem ficar visíveis para outros na área, exibindo o perfil deles mesmo ao fechar o aplicativo (sendo possível desativar com a opção 'Parar De Me Mostrar').

Novos Perfis, Visualizador de Mídia Rápido e Pessoas Próximas 2.0

No Telegram desde fevereiro de 2020:


Janeiro de 2020

Enquetes 2.0: Votos Visíveis, Múltiplas Respostas, e Modo Quiz

Com foco nas enquetes, a primeira atualização de 2020 adicionou várias maneiras de se tornar competitivo – ou organizado - em grupos e canais. As Enquetes 2.0 introduziram opções para mostrar o voto das pessoas e a possibilidade de selecionar mais de uma resposta, assim como enquetes do tipo quiz e, para deixar tudo ainda mais completo, uma plataforma para fazer quizzes.

Um novo controle deslizante foi adicionado para ajustar quão redondos ou quadrados os balões de mensagem são, e os usuários do Android receberam contadores de progresso numéricos para acompanhar uploads e downloads (anteriormente só no iOS).

Enquetes 2.0: Votos Visíveis, Múltiplas Respostas, e Modo Quiz

No Telegram desde janeiro de 2020:


2019


Dezembro de 2019

Builds Verificáveis, Novo Editor de Temas, Enviar Quando Online e Muito Mais

No último dia de 2019, pesquisadores de segurança ganharam as ferramentas necessárias para confirmar que o código-fonte aberto que nós postamos no GitHub é o mesmo que pode ser baixado da App Store e do Google Play.

O Editor de Temas subiu para o nível 2.0, adicionando gradientes de cor, novos padrões de papel de parede e mais esquemas de cores pré-definidas. As Mensagens Agendadas foram expandidas com uma configuração para enviar quando o destinatário estiver online. O Android e o iOS tiveram uma série de outras melhorias de usabilidade e design.

Builds Verificáveis, Novo Editor de Temas, Enviar Quando Online e Muito Mais

No Telegram desde dezembro de 2019:

Específico para o Android:

Específico para o iOS:


Setembro de 2019

Mensagens Agendadas, Lembretes, Temas Personalizados na Nuvem e Mais Privacidade

O fim do verão trouxe as mensagens agendadas e os lembretes para melhor controlar tarefas e compromissos importantes. No lado visual, os Temas Personalizados na Nuvem e compartilháveis chegaram a todas as plataformas, junto com mais emojis animados.

Uma importante opção de privacidade foi adicionada para aqueles que mais precisam - Quem Pode Me Encontrar Pelo Meu Número. Essa nova configuração pode impedir que usuários aleatórios (ou organizações governamentais) consigam associar um número da agenda de contatos dos dispositivos deles à sua conta do Telegram.

Mensagens Agendadas, Lembretes, Temas Personalizados na Nuvem e Mais Privacidade

No Telegram desde setembro de 2019:


Agosto de 2019

Mensagens Silenciosas, Modo Lento, Títulos para Admins e Mais

Como você deve saber, a última atualização do Telegram trouxe uma maneira de enviar mensagens silenciosas – o que resulta em uma notificação sem som. Também adicionamos títulos personalizados e um modo lento para administradores de grupos. Mas você provavelmente se lembra disso, faz apenas uma semana.

Após o sucesso dos stickers animados, esta atualização também trouxe os emojis animados para ❤️, 👍, 😒, 😳 e 🥳. E mais chegaram.

Mensagens Silenciosas, Modo Lento, Títulos para Admins e Mais

No Telegram desde agosto de 2019:


Julho de 2019

Stickers Animados Criados do Jeito Certo

A atualização de julho trouxe stickers animados. Conseguimos alcançar suaves 60 FPS em apenas 20-30 KB por sticker. Stickers animados consomem menos banda do que os stickers estáticos e menos bateria que os GIFs, enquanto comandam mais atenção do que os dois combinados.

Aqui estão alguns pacotes animados de exemplo, caso você ainda não tenha visto: Hot Cherry, Tidy Tie Tom, Resistance Dog, Fred the Pug, Melie the Cavy, Earl the Wolf, Egg Yolk.

Esses stickers têm como fonte de energia uranium e sonhos e a garantia é que eles funcionarão para sempre.

Stickers Animados Criados do Jeito Certo

No Telegram desde julho de 2019


Junho de 2019

Chats Com Base em Localização, Adicionar Contatos Sem Números de Telefone e Mais

A atualização de junho se concentrou em facilitar a adição de pessoas nos contatos. Um botão Adicionar universal foi introduzido em todos os novos chats, tornando possível adicionar usuários aos contatos, mesmo que você ainda não saiba o número deles.

Uma nova seção Adicionar Pessoas Próximas foi criada para trocar números rapidamente com pessoas próximas a você. A nova seção também permite criar chats públicos baseados em localização.

Chats Com Base em Localização, Adicionar Contatos Sem Números de Telefone e Mais

No Telegram desde junho de 2019:


Maio de 2019, Segunda Atualização

Privacidade em Foco, Grupos de Conversa, Web Bots Sem Falhas e Mais

A segunda atualização de maio tornou as configurações de privacidade do Telegram ainda mais flexíveis. Você pode adicionar grupos inteiros às exceções "Nunca compartilhar“ ou ”Sempre compartilhar". As configurações serão ajustadas automaticamente conforme as pessoas entram e saem dos grupos.

No Telegram, o seu número de telefone nunca esteve visível para pessoas aleatórias em grupos, o padrão era “Meus contatos”. Esta atualização oferece ainda mais controle por meio de Configurações > Privacidade e Segurança > Número de Telefone.

A atualização também trouxe uma maneira mais fácil de integrar serviços Web com o Telegram, adicionando autorização de um toque via bots. Por último, mas não menos importante, ofereceu duas novas maneiras de adicionar comentários aos canais – via Comments.app e grupos de conversa conectados.

Privacidade em Foco, Grupos de Conversa, Web Bots Sem Falhas e Mais

No Telegram desde 31 de maio de 2019:


Maio de 2019, Primeira Atualização

Chats Arquivados, um Novo Design no Android e Mais

A primeira atualização de maio trouxe os Chats Arquivados. Os chats que não foram silenciados saem do arquivo ao receber uma nova mensagem – mas os chats silenciados ficam arquivados para sempre (ou até que eles gerem uma notificação por meio de uma menção ou resposta). Um número ilimitado de chats pode ser fixado no arquivo.

O design no Android recebeu uma grande reformulação. Além das melhorias visuais, esta atualização adicionou uma opção de exibição de três linhas por chat na lista de chats do Android (semelhante ao padrão no iOS), bem como ações em massa na lista de chats para apagar, arquivar ou silenciar vários chats com facilidade de uma vez só.

Chats Arquivados, um Novo Design no Android e Mais

No Telegram desde 9 de maio de 2019:


Março de 2019

Pegando de Volta o Nosso Direito à Privacidade

Antes da atualização de março, você poderia apagar suas mensagens 48 horas após enviá-las. Desde a atualização de março, você pode apagar qualquer mensagem que você já enviou ou recebeu em qualquer chat privado, sem limites de tempo.

Esta atualização também trouxe uma configuração para Encaminhamentos Anônimos, permitindo que você controle quando mensagens encaminhadas de sua conta terão um link para ela. Assim, as pessoas com quem você conversa não terão provas verificáveis de que você tenha enviado qualquer coisa a elas.

Pegando de Volta o Nosso Direito à Privacidade

No Telegram desde março de 2019:


Fevereiro de 2019

Reprodução Automática de Vídeos, Downloads Automáticos e Múltiplas Contas

Após a atualização de fevereiro, os vídeos menores começam a ser reproduzidos sem som quando chegam à sua tela. Pressionar os botões de volume no seu dispositivo ativa o som.

Esta atualização também trouxe predefinições para configurações de download automático para alternar entre o consumo de dados baixo, médio, alto e personalizado com apenas alguns toques. As configurações padrão para uso de dados se tornaram mais generosas, mas dependem de quão acessível os dados móveis são em cada país em particular.

A partir desta atualização, os usuários do iOS também podem fazer login no Telegram com várias contas em um só aplicativo, alternar facilmente entre elas e receber notificações. A compatibilidade para várias contas foi adicionada ao Android em dezembro de 2017.

Reprodução Automática de Vídeos, Downloads Automáticos e Múltiplas Contas

No Telegram desde fevereiro de 2019:


Janeiro de 2019, Segunda Atualização

Papéis de Parede 2.0: Crie o Seu

A segunda atualização em janeiro trouxe os papéis de parede para a versão 2.0, adicionando compatibilidade a efeitos de movimento e desfoque, cores simples como papéis de parede e texturas, além de uma opção para compartilhar papéis de parede via links e encontrar novos usando a busca.

Para aqueles que apreciam a história da arte, os fundos clássicos do Telegram que foram usados no lançamento podem ser encontrados aqui.

Papéis de Parede 2.0: Crie o Seu

No Telegram desde 31 de janeiro de 2019:


Janeiro de 2019, Primeira Atualização

Permissões de Grupo, Desfazer Exclusão e Mais

A primeira atualização de janeiro trouxe permissões de grupo, permitindo que os administradores restringissem todos os membros de postarem tipos específicos de conteúdo ou até mesmo de mensagens completamente. O tamanho máximo dos grupos foi aumentado em dobro para 200.000 membros.

A atualização também adicionou uma opção para “Desfazer” depois de apagar chats ou limpar o histórico deles. É como uma máquina do tempo, mas com menos paradoxos.

Permissões de Grupo, Desfazer Exclusão e Mais

No Telegram desde 21 de janeiro de 2019:


2018


Dezembro de 2018, Segunda Atualização

Enquetes: Trazendo Escolhas às Comunidades

A partir da segunda atualização de dezembro de 2018, os usuários do Telegram podem criar enquetes em grupos e canais, permitindo que os membros do grupo votem anonimamente.

Os bots de enquete estão disponíveis desde o início da Plataforma de Bots.

Enquetes: Trazendo Escolhas às Comunidades

No Telegram desde 22 de dezembro de 2018:


Dezembro de 2018, Primeira Atualização

Idiomas Personalizados, Leitura Rápida 2.0 e Mais

Esta primeira atualização de dezembro de 2018 revolucionou as interfaces dos aplicativos, adicionando linguagens personalizadas – seja Māori, Gaélico Escocês ou Klingon transliterado. Qapla'. Os usuários podem compartilhar pacotes de idiomas traduzidos com links de compartilhamento dedicados.

Todo dia é dia de falaarrr como um pirata se tu baixou o baú fala de pirata. Arrr! O Peixe Babel agora é opcional.

Idiomas Personalizados, Leitura Rápida 2.0 e Mais

No Telegram desde 10 de dezembro de 2018:


Outubro de 2018

Apresentando o Telegram 5.0 para iOS

O Telegram para iOS foi reconstruído a partir do zero para esta atualização – usando a linguagem de programação Swift. O novo app é mais inteligente, mais rápido e mais amigo da bateria. Se o velho Telegram era um carro de corrida, este é um carro de corrida com motores a jato e um motorista bem cafeinado.

Novas configurações de contador no ícone foram adicionadas ao iOS, permitindo que os usuários ignorem mensagens de chats silenciados ou contabilizem chats não lidos em vez de mensagens.

O app nativo do macOS adicionou gestos de deslizar para navegar pelas interfaces. Os donos de um MacBook Pro receberam compatibilidade com a Touch Bar.

Telegram 5.0 para iOS

No Telegram desde outubro de 2018:


Agosto de 2018

Ferramenta para Exportar Chats, Notificações Melhores e Mais

Esta atualização trouxe uma maneira fácil de baixar cópias de seus chats, incluindo fotos e outras mídias usando o Telegram Desktop. A atualização também viu o nascimento de Exceções para Notificações – uma maneira de personalizar as configurações de notificação para usuários específicos.

O cara do Telegram anda em uma carroça puxada por cavalos com caixas longe de um grande cofre nas nuvens.

No Telegram desde agosto de 2018:


Julho de 2018

Apresentado o Telegram Passport

O Telegram Passport foi lançado como um serviço de autorização unificado para ICOs, serviços financeiros e outras plataformas baseadas em identidade da vida real. Você não precisa mais fazer o upload de digitalizações da sua identidade toda vez que um serviço diferente exigir isso.

Pessoas do Telegram mostram suas identidades em um balcão enquanto se vestem como Korben e Lilu Dallas do filme 'O Quinto Elemento'.

No Telegram desde julho de 2018:


Junho de 2018

Substitua Mídia, Compartilhe vCards, Marque como Não Lido, Mensagens de Voz em 2x, e Mais

A atualização de junho de 18 trouxe a capacidade de substituir fotos e vídeos ao editar mensagens – no caso de você enviar acidentalmente uma foto do seu almoço em vez do novo logotipo da empresa.

A partir desta atualização, as mensagens de voz e vídeo podem ser reproduzidas a uma velocidade de 2x e os usuários podem marcar os chats como lidos ou não lidos.

A senhora do Telegram se aproxima de Leonardo da Vinci, que está ocupado atualizando sua Mona Lisa no museu do Louvre. Ele está usando fones de ouvido 2X e também está oferecendo livretos que provavelmente simbolizam vCards.

No Telegram desde junho de 2018:


Março de 2018

Busca de Stickers, Múltiplas Fotos e Mais

Desde que foram apresentados, os stickers se tornaram um método fundamental de comunicação para muitos usuários do Telegram. A partir desta atualização, os usuários podem buscar novos pacotes de sticker.

Eu não sou viciado em enviar stickers. Posso parar quando eu quiser.

Busca de Stickers, Múltiplas Fotos e Mais

200.000.000 Usuários Ativos Mensalmente

O Telegram nunca foi promovido com anúncios, então todos os usuários começaram a usar porque foram convidados por outras pessoas. O Telegram é mais que um aplicativo de mensagens, é a ideia de que todos no planeta têm o direito de ser livres.

Telegram lady in aviator costume leans against her spacecraft on an alien beach, watching a sky full of paper-plane-shaped spaceships traveling between planets.

No Telegram desde março de 2018:


Fevereiro de 2018

Duas atualizações foram lançadas em 6 de fevereiro de 2018.

Streaming e Modo Noturno Automático no Android

Foi quando os aplicativos receberam compatibilidade ao streaming, permitindo que você assista vídeos sem esperar o download completo. Esta atualização também trouxe o modo noturno automático para usuários do Android, protegendo os olhos cansados da luz brilhante ao ver memes na cama.

TITLE

Login com o Telegram para Sites

Outra atualização trouxe o Widget de Login do Telegram para sites externos, capacitando as empresas a usarem bots do Telegram para automatizar qualquer coisa, desde o suporte ao cliente até a aceitação de pagamentos ou rastreamento de remessas e encomendas.

TITLE

No Telegram desde fevereiro de 2018:


Janeiro de 2018

Duas atualizações foram lançadas em 31 de janeiro de 2018.

Telegram X: Progresso através da Competição

Dois apps Telegram X foram revelados como alternativas para os principais aplicativos no iOS e Android – construídos desde o início para serem mais rápidos e fáceis de usar, com animações suaves e um design elegante. O Telegram X para iOS tornou-se o app nativo dos iPhones em todo o mundo.

TITLE

TDLib – Crie o Seu Próprio Telegram

A Telegram Database Library ajuda os desenvolvedores a criarem suas próprias versões do Telegram – e foi usada para criar o Telegram X para Android. O TDLib lida com a implementação de rede, criptografia e armazenamento local, dando aos desenvolvedores externos mais tempo para se concentrar nas partes divertidas do design de aplicativos. Todos os métodos da API estão totalmente documentados e o código está disponível no GitHub.

Tanto o Telegram X quanto a Telegram Bot API são um exemplo do que pode ser feito com esta biblioteca.

TITLE

No Telegram desde janeiro de 2018:


2017


Dezembro de 2017

Temas, Múltiplas Contas e Mais

Os temas chegaram ao iOS, com opções simples de “Dia” e “Noite”. Nós consideramos adicionar uma opção de “Crepúsculo”, mas ela foi sabotada por vampiros e lobisomens apaixonados.

No Android, adicionamos suporte a múltiplas contas para alternar rapidamente entre até três perfis (ou personalidades) sem sair do Telegram.

TITLE

No Telegram desde dezembro de 2017:


Novembro de 2017

Álbuns, Mensagens Salvas e Busca Melhorada

Álbuns e Mensagens Salvas chegaram ao Telegram em novembro como uma maneira de reduzir a bagunça e manter as coisas organizadas. Múltiplos itens de mídia podem ser enviados como uma única mensagem, de forma organizada, em vez de preencher o chat com mensagens individuais e várias notificações.

Mensagens Salvas trouxe favoritos e armazenamento pessoal, dando aos usuários a habilidade de encaminhar mensagens para lá e conferir depois.

TITLE

No Telegram desde novembro de 2017:


Outubro de 2017

Localização em Tempo Real, Player de Mídia e Idiomas

A atualização de outubro de 2017 expandiu o compartilhamento de localização para incluir um feed ao vivo, útil para encontrar seus amigos ou ver o quão longe eles estão de um destino. Os mapas interativos têm compatibilidade para vários usuários, para que todo o seu grupo possa compartilhar suas localizações e ver um ao outro em um só lugar.

O Telegram também expandiu as traduções, lançando a Plataforma de Traduções para que os usuários refinassem as traduções atualmente disponíveis.

TITLE

No Telegram desde outubro de 2017:


Agosto de 2017

Respostas Melhoradas, Stickers e Convites

Acompanhar as respostas e as menções ficou mais fácil na atualização de agosto, adicionando o novo selo “@” à lista de chats e o botão “@” nos chats para pular de uma menção para outra.

A opção para favoritar stickers foi adicionada, enquanto os grupos ganharam a capacidade de escolher pacotes de sticker oficiais.

TITLE

No Telegram desde agosto de 2017:


Julho de 2017

Mídias que Desaparecem, Sua Bio e Mais Velocidade

A atualização de julho adicionou um timer de autodestruição para fotos e vídeos para dar aos usuários a opção de enviar mídias que desaparecem em chats privados.

Para ajudar a dizer um pouco mais sobre si mesmos, os perfis de usuários receberam uma seção de biografia.

TITLE

No Telegram desde Julho de 2017:


Junho de 2017

Supergrupos 10.000: Ferramentas para Admins e Mais

Os grupos ganharam um upgrade em junho de 2017, aumentando o número máximo de membros para 10.000 e introduzindo um conjunto de novas ferramentas para gerenciar as massas.

As permissões de administrador tornaram-se individuais, permitindo privilégios específicos. O mesmo aconteceu com os membros, o que significa que as pessoas poderiam ser colocadas sob restrições personalizadas.

A seção “Ações Recentes” foi adicionada para administradores, mostrando um resumo de todas as atividades de grupo notáveis nas últimas 48 horas.

TITLE

No Telegram desde junho de 2017:


Maio de 2017

Três atualizações foram lançadas em 18 de maio de 2017.

Mensagens de Vídeo e Telescope

A tempo para o verão, as mensagens de vídeo foram apresentadas para adicionar outra dimensão aos chats e canais.

TITLE

Leitura Rápida para Todos e uma Competição de $200.000

A Leitura Rápida se transformou em uma plataforma para reformatar artigos da Web em páginas uniformes e leves, que são abertas instantaneamente no Telegram, em vez de em um navegador. Um concurso para criar novos templates foi lançado.

TITLE

Pagamentos para Bots

Os Pagamentos para Bots também se juntaram à festa na piscina, para que os usuários pudessem pagar por produtos e serviços diretamente no app.

TITLE

No Telegram desde maio de 2017:


Março de 2017

Chamadas de Voz: Seguras, Cristalinas, com IA

Esta atualização trouxe chamadas de voz para Telegram, com criptografia de ponta a ponta, som nítido e velocidade incrível.

O editor de vídeo recebeu um controle deslizante de compressão para alterar a qualidade na qual um vídeo é enviado.

TITLE

No Telegram desde março de 2017:


Fevereiro de 2017

Temas Personalizados

Os temas personalizados vieram primeiro para o aplicativo no Android, junto com um editor de temas, oferecendo aos usuários a capacidade de recolorir elementos individuais e compartilhar suas criações com outras pessoas.

TITLE

O Telegram Desktop chega a versão 1.0 – e ele é LINDO

O Telegram Desktop, lançado pela primeira vez em janeiro de 2014, chegou a versão 1.0, com um novo design, animações refinadas e suporte a temas personalizados, além de todos os seus recursos anteriores.

O bot do GMail também fez sua estreia, permitindo que os usuários colocassem todas as suas comunicações em uma única plataforma.

TITLE

Telegram para Android Wear 2.0

O Telegram chegou aos pulsos com sua versão Android Wear 2.0, com capacidade de mensagens totalmente funcionais, além de temas adicionados para manter as coisas chiques.

TITLE

No Telegram desde fevereiro de 2017:


Janeiro de 2017

Retire Mensagens, Uso de Rede, e Mais

O Telegram tocou no Ano Novo com um recurso completamente novo – a capacidade de cancelar as mensagens enviadas nas últimas 48 horas.

Para controlar o consumo de dados dos usuários, o Uso de Rede foi adicionado às Configurações.

TITLE

No Telegram desde janeiro de 2017:


2016


Dezembro de 2016, Segunda Atualização

Conheça a API do Telegraph para Logins e Estatísticas

A API do Telegraph foi aberta ao público na atualização final de 2016. A publicação e organização de artigos ganhou suporte automatizado com o novo bot @Telegraph.

TITLE

No Telegram desde 20 de dezembro de 2016:


Dezembro de 2016, Primeira Atualização

Chats Fixados e Integrações com o IFTTT

O gerenciamento de conversas ficou mais fácil com a opção de fixar os chats no topo da lista de chats.

A integração com o IFTTT foi introduzida para ajudar a ligar o Telegram a mais de 360 serviços no lançamento. Isso dá aos usuários controle sobre suas contas em outros serviços diretamente do app do Telegram – incluindo mídias sociais, clientes de email e até mesmo coisas como aparelhos inteligentes ou outros dispositivos.

TITLE

No Telegram desde 7 de dezembro de 2016:


Novembro de 2016

Leitura Rápida, Telegraph, e Outros Presentes

TITLE

A Leitura Rápida veio em novembro de 2016, carregando instantaneamente artigos e páginas da web dentro do app do Telegram. Adicionada na mesma atualização, a plataforma Telegraph é um processador de texto minimalista compatível com a Leitura Rápida, projetado para publicar documentos e artigos rapidamente.

No Telegram desde novembro de 2016:

É aqui que as ilustrações completamente coloridas para os nossos posts do blog terminam – ou começam, dependendo de qual direção você está vindo.


Outubro de 2016

Plataforma de Jogos 1.0

Com o inverno se aproximando, o Telegram introduziu uma plataforma de jogos que permite que os usuários joguem usando os bots. Os jogadores têm a chance de desafiar amigos, enquanto os criadores têm uma maneira fácil e acessível de dar vida às suas ideias de jogos.

No Telegram desde outubro de 2016:


Setembro de 2016

Editor de Fotos 2.0, Máscaras e GIFs próprios

Em setembro de 2016, chegou a hora de melhorar o Editor de Fotos do Telegram com novas decorações divertidas, como máscaras, textos, stickers e desenhos. Além disso, o editor de vídeo adicionou a capacidade de criar GIFs a partir de vídeos tocando no novo botão "Silenciar".

No Telegram desde setembro de 2016:


Agosto de 2016

Stickers Populares, Armazenamento e Mais

Uma opção de Stickers Populares foi adicionada para que pacotes de stickers populares possam ser facilmente encontrados e adicionados à sua coleção. Os grupos receberam prévias para que os possíveis membros pudessem ver sobre o que é o grupo e quem está nele antes de participarem da festa.

No Telegram desde agosto de 2016:


Junho de 2016

Rascunhos, Picture-in-Picture, e Mais

Esta atualização trouxe rascunhos em nuvem para várias plataformas, sincronizando suas mensagens inacabadas em vários dispositivos. Desde então, os usuários puderam começar a digitar em um dispositivo e terminar em outro. Para mais multitarefa, o suporte a vídeos no modo Picture-in-Picture foi adicionado para permitir que os usuários trabalhassem e assistissem simultaneamente.

No Telegram desde junho de 2016:


Maio de 2016

Editar Mensagens, Novas Menções e Mais

Aqueles que digitam rapidamente gostaram quando a capacidade de editar as mensagens enviadas foi introduzida em todos os chats. As menções foram expandidas para incluir pessoas sem nomes de usuários, e os Bots receberam seu próprio espaço no menu de anexos para facilitar o acesso.

No Telegram desde maio de 2016:


Abril de 2016, Segunda Atualização

Câmera Instantânea a Mais 3D Touch

A câmera instantânea foi adicionada para que os usuários pudessem tirar fotos com mais rapidez, poupando o dedão extra para garantir que o momento seja capturado.

No Telegram desde abril de 2016:


Abril de 2016, Primeira Atualização

Plataforma de Bots 2.0

A partir de abril de 2016, os bots inline não precisam mais que você use um teclado. Esses amigos controlados por software agora apresentam imediatamente opções clicáveis para obter resultados sem a necessidade de digitação. Eles também foram integrados a serviços como o YouTube e o Foursquare para facilitar o compartilhamento de vídeos e locais.

Compartilhamento e Prévias

Esta atualização deu aos usuários uma nova maneira de compartilhar mídia entre chats, apresentando prévias de GIFs e stickers para tornar o processo de seleção mais simples.

No Telegram desde 12 de abril de 2016:


Março de 2016

Supergrupos 5.000: Grupos Públicos, Posts Fixados

Para manter a ordem enquanto os supergrupos cresciam de 1.000 membros para 5.000, mensagens importantes podem ser colocadas no topo da tela como mensagens fixadas. Ferramentas de moderação adicionais foram introduzidas para ajudar a evitar spam em supergrupos públicos. Isso incluiu a capacidade de denunciar spam, banir um usuário imediatamente ou simplesmente apagar todas as mensagens dele no grupo.

No Telegram desde março de 2016:


Fevereiro de 2016, Segunda Atualização

Canais 2.0 e Mais

Os canais ganharam muitos recursos novos, incluindo assinaturas de admins e transmissões silenciosas. Tornou-se possível editar suas mensagens em canais e supergrupos.

No Telegram desde 24 de fevereiro de 2016:


Fevereiro de 2016, Primeira Atualização

Mensagens de Voz 2.0, Chats Secretos 3.0 e…

Conversar ficou mais fácil com a funcionalidade de levante para falar e levante para ouvir – simplificando as mensagens de voz e oferecendo uma maneira de reproduzir e gravar mensagens de voz sem tocar na tela. No lado da privacidade, os usuários agora conseguem restringir quem pode convidá-los para grupos e canais.

No Telegram desde 12 de fevereiro de 2016:


Janeiro de 2016

Apresentamos bots inline

Os bots inline tornam possível usar serviços de bots em qualquer chat sem adicionar esses bots como membros – basta iniciar qualquer mensagem com o nome de usuário deles e tudo o que vier depois se torna uma consulta para o bot. Esses utilitários podem vincular artigos da Wikipédia, postar vídeos do YouTube ou procurar por GIFs para entreter os amigos.

Revolução dos GIFs

O tamanho dos arquivos de GIFs foi reduzido em 95%, fazendo com que eles sejam carregados 20 vezes mais rápido. A reprodução automática para todos os GIFs foi ativada para exibir sua velocidade recém-descoberta.

No Telegram desde janeiro de 2016:


2015


Dezembro de 2015

Limpando o Cache e Reorganizando os Stickers

A opção de economia de armazenamento para limpar o cache foi introduzida, incluindo a especificidade por chat. Isso foi combinado com uma configuração para escolher por quanto tempo manter a mídia antes que ela seja apagada do cache (para ser baixada novamente da nuvem, caso você precise dela de novo).

No Telegram desde dezembro de 2015:


Novembro de 2015

Admins, Supergrupos e Mais

Esta atualização adicionou a função de administrador. Os administradores têm o poder de gerenciar chats em grupo e impor regras. Na hora certa, já que o número máximo de usuários em grupos aumentou para 1.000 pessoas com a adição dos supergrupos.

No Telegram desde novembro de 2015:


Setembro de 2015

Canais: Transmissões Feitas do Jeito Certo

Esta atualização trouxe os canais, a ferramenta perfeita para transmitir mensagens para as massas. Os canais podem ter seguidores ilimitados, oferecer contadores de visualizações para cada postagem e permitem que apenas os administradores postem. Esses chats unidirecionais atualizam os holofotes movendo as conversas para outro lugar. Os canais foram rapidamente adotados em regiões onde a liberdade de expressão é insuficiente.

No Telegram desde setembro de 2015:


Agosto de 2015

Links Compartilhados e Buscas Recentes

O Telegram forneceu atualizações de qualidade de vida em agosto de 2015, mostrando Links Compartilhados nas páginas de informação e perfil de chats, bem como uma lista de buscas recentes ao iniciar uma nova.

No Telegram desde agosto de 2015:


Julho de 2015

Reprodução de Mídia no App e Busca em Chats

Esta atualização adicionou a capacidade de visualizar mídia, apreciar música e assistir a vídeos de fontes externas diretamente no aplicativo. A busca específica por chats também foi implementada, facilitando a localização de mensagens de uma conversa específica.

No Telegram desde julho de 2015:


Junho de 2015

Plataforma de Bots do Telegram

Em junho de 2015, o Telegram lançou a Bot API e criou uma plataforma para os usuários criarem e publicarem seus próprios bots. Bots existem para adicionar recursos ao Telegram e facilitar a vida dos usuários – bots podem aceitar pagamentos, moderar grupos, buscar e-mails e muito mais.

Telegram no Apple Watch

O Telegram também recebeu suporte ao Apple Watch. Com um movimento de pulso, os usuários podem ver chats recentes, responder com stickers, ditar mensagens e muito mais. Qualquer coisa que não couber na tela do relógio recebe um atalho para abrir no seu telefone.

No Telegram desde junho de 2015:


Maio de 2015

Pacotes de Stickers Personalizados

Desde maio de 2015, os stickers podem ser enviados e compartilhados como pacotes de stickers. Todos os aplicativos receberam um painel de stickers dedicado. Tocar em qualquer sticker mostra o pacote e permite adicionar o lote.

No Telegram desde maio de 2015:


Abril de 2015

Migração de Grupos Existentes para o Telegram

Os links de convite foram adicionados para que os usuários possam trazer seus amigos para os grupos com facilidade, mesmo quando esses amigos estão perdidos em outro mensageiro.

Lugares, Legendas e Mais

Os usuários ganharam a capacidade de legendar fotos, para que o contexto e o conteúdo possam ser enviados como uma única mensagem.

Sessões Ativas e Verificação em Duas Etapas

O Telegram lançou um recurso de privacidade essencial em abril de 2015 – Verificação em Duas Etapas – adicionando uma camada extra de proteção exigindo uma senha ao fazer login em um novo dispositivo.

Prévia de Links

As prévias de links foram introduzidas para ajudar os usuários a ver o local de um link sem precisar clicar nele e descobrir por si próprios.

No Telegram desde abril de 2015:


Março de 2015, Segunda Atualização

Envio de Arquivos Melhorado - e Mais

Esta atualização trouxe a capacidade de enviar vários arquivos de uma só vez e cortar vídeos antes de enviá-los.

No Telegram desde 25 de março de 2015:


Março de 2015, Primeira Atualização

Reinventando os Grupos: Respostas, Menções, Hashtags e Mais

A atualização de março de 2015 tornou as mensagens mais convenientes – o Telegram adicionou respostas, menções e hashtags. As respostas facilitam a continuidade dos chats em grupo, enquanto as menções ajudam a chamar a atenção de alguém e as hashtags permitem que os usuários rotulem mensagens para uso futuro.

No Telegram desde 19 de março de 2015:


Fevereiro de 2015, Segunda Atualização

Editor de Fotos e Bloqueio por Senha

A atualização proporcionou o mais poderoso editor de fotos entre os aplicativos de mensagens – com funções de aprimoramento automático, corte e rotação em sua versão inicial. Para manter essas fotos e chats em segurança, os usuários tiveram a opção de bloquear o aplicativo com uma senha.

No Telegram desde 25 de fevereiro de 2015:


Fevereiro de 2015, Primeira Atualização

Arquivos Compartilhados e Silêncio Rápido

Esta atualização introduziu a guia Arquivos para visualizar melhor todos os documentos compartilhados em um chat específico (alguns meios de comunicação erroneamente pensaram que isso foi quando introduzimos o envio de arquivos). Além disso, a atualização trouxe os atalhos para o botão silenciar, ajudando os usuários a desativar as notificações mais rapidamente.

No Telegram desde 1 de fevereiro de 2015:


Janeiro de 2015

Stickers Criados do Jeito Certo

A atualização de janeiro de 2015 viu o primeiro sticker no Telegram. Desde então, iniciar uma mensagem com um único emoji traz uma lista de sugestões de stickers emocionalmente correspondentes.

Os primeiros stickers oficiais da Telegram formaram o clássico pacote Great Minds. Artistas foram convidados a publicar seus trabalhos na plataforma livre e aberta.

No Telegram desde janeiro de 2015:


2014


Dezembro de 2014

Telegram.me, Alterar Números, PFS e Mais

As pessoas com nomes de usuário receberam os links Telegram.me/NomesDeUsuario, que abrem sua página de perfil no Telegram. Esta atualização também permitiu alterar o número de telefone de sua conta no Telegram. O modo de coluna única foi adicionado ao Telegram Desktop, facilitando a multitarefa em telas menores.

Curiosidade interessante: em 2016, o Instagram não permitia que usuários adicionassem links Telegram.me (e Snapchat) às bios deles.

No Telegram desde dezembro de 2014:


Novembro de 2014

Duas atualizações foram lançadas em 19 de novembro de 2014.

Ocultando o Visto por Último – Do Jeito Certo

Esta atualização expandiu as Configurações de Privacidade para ocultar o status Visto por Último, permitindo uma flexibilidade sem precedentes com as exceções "Sempre compartilhar com“ e ”Nunca compartilhar com" para usuários individuais.

Foi também quando a autodestruição da conta foi introduzida. O Telegram não pretende acumular e armazenar seus dados quando você não precisar mais. Então, se você jogar fora seu chip SIM e ele ganhar um novo dono em 6 meses, essa pessoa não acessará seus chats.

Material Design no Android, Busca Instantânea para Mensagens e Mais

A atualização de novembro de 2014 também forneceu a Busca Instantânea de Texto Completo para iOS e Android. Desde então, você pode encontrar rapidamente qualquer mensagem que já tenha enviado ou recebido no Telegram.

A busca de GIF foi compatível pela primeira vez no iOS. O aplicativo para Android recebeu uma reformulação maciça, consistente com as material guidelines.

No Telegram desde novembro de 2014:


Outubro de 2014

Nomes de usuário públicos, timers menores para Chats Secretos, e mais

Esta atualização marca o início do registro correto no Telegram. A primeira atualização a ser descrita em uma postagem no blog trouxe nomes de usuário públicos, adicionando a capacidade de compartilhar seu contato do Telegram sem divulgar seu número de telefone.

Os Chats Secretos receberam uma grande atualização, com mídia autodestrutiva mostrando miniaturas borradas e iniciando a contagem regressiva somente depois de serem abertas pela primeira vez. Isso impediu que elas desaparecessem antes de serem visualizadas. Foi também quando as notificações de captura de tela foram introduzidas pela primeira vez.

O Telegram para Android recebeu várias atualizações, adicionando suporte para Android Wear e tablets, além de compressão de vídeo.

No Telegram desde outubro de 2014:


Setembro de 2014

GIFs, suporte ao iPad e listas de transmissão no iOS

O Telegram tem compatibilidade com os iPads desde setembro de 2014. Nesta atualização, o aplicativo para iOS aprendeu a reproduzir animações GIF e adicionou a busca na nuvem por mensagens, além de adicionar a busca por nome de arquivo à seção Documentos Compartilhados. O iOS também acompanhou o Android, adicionando suporte para listas de transmissão.

No Telegram desde setembro de 2014:


Agosto de 2014

As listas de transmissão foram introduzidas primeiramente no Android, mas foram substituídas por canais um pouco mais de um ano depois.

No Telegram desde agosto de 2014:


Junho de 2014

Envio de várias fotos e mais

O Telegram para Android acompanhou o iOS, permitindo que os usuários pré-visualizem fotos antes de enviá-las, além de selecionar e enviar muitas fotos de uma só vez. As notificações foram aprimoradas para serem mais estáveis.

No Telegram desde junho de 2014:


Março de 2014

Mensagens de Voz, Apague Mensagens para ambos em Chats Secretos, Configurações de Idioma no Android

A atualização de março de 2014 introduziu mensagens de voz no Telegram. Mensagens apagadas em Chats Secretos começaram a desaparecer para ambos os lados.

O Telegram para Android adicionou a opção de alterar o idioma do aplicativo em Configurações. Os primeiros idiomas a serem adicionados foram o Alemão e o Italiano.

No Telegram desde março de 2014:


Fevereiro de 2014

Novos apps, configurações de download automático e ferramentas para gerenciamento de contatos no Android

Mais aplicativos do Telegram entraram na briga. Um aplicativo não oficial do Telegram para a Web foi introduzido e depois transferido para o web.telegram.org para se tornar a versão web oficial. O Telegram para Windows Phone foi criado em um concurso para desenvolvedores de aplicativos.

Enquanto isso, uma atualização introduziu as configurações de Download Automático e novas ferramentas para gerenciar contatos no Android.

No Telegram desde fevereiro de 2014:


Janeiro de 2014

Envie documentos e arquivos

A primeira coisa que fizemos em 2014, foi permitir que documentos de qualquer tipo fossem enviados, incluindo .pdf, .doc, .png, .mp3, etc.

Um aplicativo não oficial do Telegram para PC foi anunciado, que mais tarde se tornaria o Telegram Desktop oficial.

No Telegram desde janeiro de 2014:


2013


Dezembro de 2013

Crowdsourcing para um futuro mais seguro

A única vulnerabilidade significativa a ser descoberta no protocolo MTProto foi corrigida durante o Primeiro Concurso de Criptografia do Telegram. O pesquisador que descobriu recebeu uma recompensa de US$ 100.000.

No Telegram desde dezembro de 2013:


Outubro de 2013

Depois de um concurso para desenvolvedores do Android, a versão alfa do Telegram para Android foi lançada oficialmente. Os aplicativos do Telegram ganharam Chats Secretos com timers de autodestruição.

A especificação do Protocolo MTProto e da API do Telegram foram totalmente documentadas e o código dos aplicativos tornou-se open source.

No Telegram desde outubro de 2013:


14 de agosto de 2013

O Telegram para iOS foi lançado.


🎓🎉

Parabéns por concluir este (não muito) breve curso sobre a história do Telegram. Você acabou de obter um PhD honorário em mensagens instantâneas – a menos que você tenha simplesmente pulado até aqui. Nesse caso, você ainda tem um longo caminho pela frente: volte ao topo. 👆

Com tanto conhecimento, você provavelmente deveria se juntar à nossa Força de Suporte Voluntário.